AOR, Melodic Rock, Hard Rock, Prog Rock and some Heavy Metal NEWS & INFO

MUDAMOS PARA MELHOR !!!

MUDAMOS PARA MELHOR !!!
MUDAMOS PARA MELHOR!! ACESSE: http://brazilrockmelody.blogspot.com.br

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ROCKIN' VIEWS - Stage Performers


STAGE PERFORMERS - Não é apenas Rock'n'Roll

Entre uma grande performance de palco e uma grande performance “musical”, eu prefiro a musical, afinal a música vem em primeiro lugar, certo?  Talvez, mas não há dúvidas de que o talento musical aliado ao talento “performático” atrai grande público e pode se tornar marca registrada de um músico e sua banda nos palcos.
Vamos começar lá nos primórdios do rock com o mestre Chuck Berry, que atraía grande público, muito pela sua performance cheia de energia, dançando com sua guitarra pelo palco. Para quem não sabe ou não se atentou, Chuck fazia o famoso “duckwalk”, movimento no qual esticava uma das pernas a frente e, quase agachado, movia-se pelo palco em pequenos “pulinhos” tocando sua guitarra. Lembrou-se de Angus Young ? claro que sim, pois Angus copiou e consagrou a “dança do pato”, empolgando a todos quando faz o movimento nos shows do monstro ACDC.   



Falando em monstro, não podemos deixar de citar o Van Halen com as performances empolgantes de seus integrantes. Eddie Van Halen usando furadeira em sua guitarra, tirando sons únicos e David Lee Roth com seus golpes de artes marciais no ar. Covardia, afinal, a música dos caras já era o suficiente.



Quer correria?  Também temos. É só ver um show do Iron Maiden e perceber o quanto eles correm pelo palco, principalmente Bruce Dickinson e Steve Harris, os caras não ficam parados! É correria do Steve com o baixo apontado como uma metralhadora para o público e Bruce com o microfone pra lá e pra cá, carregando bandeira do Reino Unido, pulando caixa de som, fugindo do Eddie... fiquei cansado só de lembrar.

E as "dancinhas" com guitarras? Para mim a mais marcante é a dos Scorpions com Rudolf Schenker, fazendo “aeróbica” com sua guitarra Flying V para cima e para baixo repetidamente.  K.K. Downing e Glenn Tipton do Judas Priest também fazem suas fanfarronices com guitarras no palco há muito tempo.


















Para fechar, as remexidas, os gingados e as polêmicas reboladas. Freddie Mercury e Mick Jagger poderiam integrar muitas boybands por aí, pois de caras e bocas,  reboladas e trejeitos no mínimo “suspeitos”, eles entendem.

Estes foram somente alguns exemplos e, se analisarmos, tipos de performances como estas parecem estar diminuindo no rock, está tudo muito sério e profissional ao extremo, músicos tocando como estátuas no palco, somente esperando “cumprir” o show no tempo determinado.
Os músicos das novas bandas parecem ser cada vez mais estudados e técnicos, porém, parecem cada vez menos se divertir no palco e assim não transmitem aquela energia positiva para o público.
A banda que conseguir aliar boa música com bom entretenimento poderá se destacar nos tempos atuais onde a mesmice parece tomar conta.   (Denis Freitas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário